Saúde

Aumento de casos de dengue alerta governo estadual e governo municipal de Itapeva

O aumento de casos de dengue em território paulista alerta governo estadual. Em Itapeva demanda por ações de prevenção e limpeza urbana crescem.

O Governo de São Paulo apresentou, nesta quarta-feira (15), o Plano de Contingência das Arboviroses Urbanas 2025/2026, com as principais estratégias, ações e recomendações de combate à dengue, chikungunya e Zika. 

Com uma nova metodologia para acompanhamento dos casos e de resposta no atendimento aos pacientes, o plano foi apresentado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O plano foi detalhado pela área de Vigilância Epidemiológica, que apontou, ainda, a prevalência do sorotipo 3 circulando desde o fim do ano passado, identificado pelas 71 unidades sentinelas que monitoram a circulação do vírus da dengue, do tipo 1 ao 4, em todo o território paulista.

Com a presença de representantes da Defesa Civil, OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, destacou que, desde o ano passado, o governo estadual mantém ações contínuas para apoiar os municípios no combate às arboviroses.

“Estamos pautando iniciativas efetivas e continuaremos esse diálogo em todo o território paulista, com os nossos Departamentos Regionais de Saúde (DRS), reforçando o papel da vigilância e controle, além de ampliar a rede assistencial. Nosso objetivo é reduzir a incidência e mortalidade causada pelas doenças e coordenar a resposta estadual de forma integrada entre todos os níveis de atenção à saúde”, afirmou Eleuses Paiva.

Segundo a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES, Tatiana Lang, o plano considera cenários de mobilização e alerta regional, conforme o número de casos suspeitos e confirmados em períodos de quatro semanas consecutivas: “A classificação dos cenários considera a média histórica de casos dos últimos dez anos nas regiões. Temos um painel em tempo real mostrando todos os números, gerando mapas por semanas epidemiológicas e tudo isso dá mais transparência de como o Governo do Estado tem lidado com o combate às arboviroses”, explica.

Para o representante da OPAS, Rodrigo Said, as atualizações do Plano de Contingência de Arboviroses representam uma novidade, promovendo o envolvimento intersetorial e de todas as regiões na prevenção, controle e vigilância. “Isso reduz o impacto desse desafio que teremos pela frente”, afirmou.

O Plano de Contingência das Arboviroses Urbanas: Dengue, Chikungunya e Zika 2025/2026 pode ser acessado pelo site dengue.saude.sp.gov.br.

“São novos cenários, inclusive, com novas metodologias de avaliação, trabalhando com os grupos de vigilância epidemiológica e os departamentos regionais de saúde”, esclareceu Regiane de Paula, coordenadora em Saúde, da Coordenadoria de Controle de Doenças.

Em Itapeva

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo departamento de Vigilância Ambiental, o assunto deverá ser tratado no próximo mês de fevereiro, em reunião técnica.

As estimativas que houve aumento nos comunicados de proliferação de dengue no município, realizados anteriormente, inspiram atenção e cautela. 

A situação de elevação de casos confirmados inspira cuidados, pois acarreta demanda adicional de pacientes junto ao sistema de atenção básica e também, em casos mais graves, internações hospitalares.

A preocupação da população da cidade recaem sobre as medidas de prevenção, que não estão sendo tomadas conforme as necessidades. Reclamações de existência de focos de aedes aegypti em terrenos públicos, foram manifestadas por meio de associações de moradores, como no caso do bairro Kantian, onde lote público destinado a moradias populares encontra-se repleto de matagal.

A situação em outros bairros, no tocante à zeladoria urbana, sobre limpeza de praças públicas, também é motivo de reiteradas reclamações. Moradores de vários bairros alegam que apesar dos apelos contínuos perante a Secretaria Municipal de Administração Regional, muito pouco vem sendo realizado para conter avanço de mato em sarjetas, praças e terrenos de uso público. favorecendo o surgimento de focos de dengue e proliferação animais peçonhentos que causam problemas domésticos para os moradores.

Aguarda-se que uma campanha de zeladoria urbana com limpeza de terrenos públicos e recolhimento de entulhos seja realizada após a reunião técnica sobre o assunto.

- com informações do Governo do Estado de São Paulo

Deixe um comentário