Murilo Cleto leva premiado tributo a sambista para o Teatro de Itapeva
Historiador e músico
sobe ao palco do Teatro Profª Terezinha Silva às 19h30 do dia 12 de agosto com
interpretações originais de grandes clássicos do cancioneiro nacional e algumas
de suas histórias; a entrada é gratuita
Sábado, 12 de agosto, às 19h30, o Teatro Profª Terezinha Silva, em Itapeva-SP, recebe o espetáculo de lançamento do tributo a Wilson Batista pelo historiador e músico Murilo Cleto. Natural de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, o sambista Wilson Baptista de Oliveira tem o 110º ano de seu nascimento celebrado em 2023, oportunidade para revisitar uma obra riquíssima que ainda hoje tem muito a dizer sobre o Brasil.
Wilson, negro e de origem pobre, derrubou barreiras e teve muitos dos seus mais de 500 sambas registrados por algumas das mais expressivas vozes do cancioneiro nacional durante seu processo de profissionalização, como Silvio Caldas, Isaurinha Garcia, Moreira da Silva, Dircinha Batista, Orlando Silva, Aracy de Almeida e Francisco Alves. Desde os anos 1970, entusiastas de sua obra têm se esforçado para resgatá-la em suas mais diversas dimensões, como é o caso de Paulinho da Viola, para quem Wilson era simplesmente o maior sambista de todos os tempos.
João Gilberto, Gilberto Gil, Gal Costa, João Nogueira e Caetano Veloso também são célebres tributários de suas composições. Mais recentemente, Cristina Buarque, Mônica Salmaso, Marcos Sacramento, Rodrigo Alzuguir e muitos outros têm se engajado nessa trincheira. É com o objetivo de acrescentar um pequeno tijolo a essa muralha erguida por esses grandes nomes que nasceu esse projeto.
Com incentivo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo através do ProAC, o maior programa estadual de fomento à produção cultural do país, o tributo de Murilo Cleto a Wilson Batista já nasceu também selecionado por edital de intervenções artísticas do Sesi-SP. Compõem seu repertório sucessos expressivos do passado, como “Oh, Seu Oscar”, “Acertei no Milhar” e “Meu Mundo é Hoje (Eu Sou Assim)”, mas também pérolas menos exploradas — mas igualmente preciosas — como “Mariposa”, “Largo da Lapa” e “Lealdade”.
Serviço
Espetáculo: Um Tributo a Wilson Batista
Intérprete: Murilo Cleto
Data: 12 de agosto (sábado)
Horário: 19h30
Entrada: gratuita (retirada dos convites na bilheteria uma hora antes do início do espetáculo)
Classificação indicativa: livre
Deixe um comentário