Destaque

Bolsonaristas Itapevanses pedem boicote as empresas cujo donos apoiaram o Lula para presidente

A negação sistemática do resultado das eleições, com a eleição de Lula (PT) à Presidência da República, tem feito com que bolsonaristas de todo Brasil, inclusive do estado São Paulo estimulem o boicote a estabelecimentos comerciais de pessoas que consideram petistas.

Infelizmente essa atitude também está acontecendo em Itapeva, por meio de grupos de whatsapp que estão divulgando listas de estabelecimentos comerciais, cujos proprietários são eleitores petistas declarados ou que declararam votos na chapa Lula-Alckmin exercendo democraticamente seus direitos de opinião política e voto.

Circula nos grupos de política, a partir de grupos de militantes bolsonaristas associados ao grupo Direita Itapeva, listas de nomes de lojas e empresas que não têm somente estabelecimentos comerciais, inserindo também pessoas que se opuseram ao presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais durante o período eleitoral.

A divulgação de listas de boicote contra estabelecimentos comerciais e pessoas além de ato de intolerância política é também um atentado à integridade individual das pessoas citadas nas listagens de boicote.



 

A lista de boicote contra comerciantes de Itapeva começou com cerca de 50 nomes de lojas e serviços, mas outros nomes foram acrescentados com o passar do tempo, listando nomes de empresários, médicos, advogados, engenheiros, funcionários públicos dentre outros comerciantes e profissionais.

 

Quando a iniciativa começou a repercutir negativamente nas redes sociais, comerciantes que estão com seus nomes e lojas inseridos nas litas de boicote passaram a se manifestar nas redes sociais contra a atitude.

 

Como outras pessoas expostas, é direito dos empresários e profissionais mencionados nas listas divulgadas ingressarem com representação cível e criminal assim que os responsáveis pela criação e divulgação da lista forem identificados.

 

A lista está sendo divulgada por comerciantes e lideranças políticas bolsonaristas que não aceitaram o resultado e resolveram fazer uma retaliação para os envolvidos no processo democrático da eleição deste ano.

 

 

Como ainda não houve incitação ao vandalismo ou agressão aos pontos comerciais citados nas listas, mas como as manifestações estão se desenvolvendo, o clima de tensão e medo muito grande está se alastrando em Itapeva.

 

As autoridades recomenda-se que as pessoas registrem Boletim de Ocorrência na Polícia Civil caso sejam agredidas ou tenham os locais de trabalho atacados por manifestações desse tipo.

 

Na mensagem que circula nas redes sociais, consta que: "temos que nos unir e não comprar e nem usar os serviços prestados por petistas. Vamos fazer eles viverem o socialismo antecipado".

 

Em Itapeva a lista de boicote contra comerciantes locais passou a circular em grupos de whatsapp, revoltando donos de comércio local que tiveram suas lojas colocadas nas listas.

Deixe um comentário