Editorial

EDITORIAL - O prefeito teimoso e ingênuo

Como todos sabem é mania dos prefeitos de Itapeva serem teimosos, mas ser ingênuo e manipulado por aduladores de plantão é novidade! 

O prefeito Mário Tassinari é incapaz de aceitar críticas e incapaz de fazer autocríticas sérias, preferindo sempre arrumar bodes expiatórios para seus deslizes e medidas impopulares e autoritárias. O prefeito prefere viver fazendo piadinhas e dando berros com ordens do que gastar tempo fazendo uma reflexão séria sobre como governa e trata as pessoas.

Foi assim com o caso da malfadada intervenção da Santa Casa, da retirada dos trailers e ambulantes da praça Anchieta em plena pandemia e até mesmo sobre a demissão de assessor pelo simples fato de comer pastel com um adversário político na feira. 

Agora as redes sociais e vereadores que estão fora da bolha denunciam que as obras de lajotamento e recapeamento em ruas e bairros que atendem apenas pedidos de figurões, como foi o recapeamento da avenida Europa, onde se localiza residência da vice-prefeita, da rua Teófilo David Muzel e travessas, onde residem ilustres amigos do prefeito e do distrito industrial, a pedido de empresários e que segundo vídeo gravado pelo próprio prefeito contabilizaram 8 milhões de recursos próprios! Dinheiro suficiente para serviços de manutenção de ruas para mais de 20 bairros.

As ruas do centro e de outros bairros, lajotamento da zona rural continuam atrasados e sem previsão no cronograma fantasma, que os vereadores cobram, mas nunca recebem satisfação sobre a existência do cronograma de obras da prefeitura de Itapeva, muito menos dos gastos exorbitantes das obras que são anunciadas ao povão nas cifras de milhões. 

O prefeito e secretário com pretensões de candidatura futura se autopromove dizendo que haverá asfaltamento, recapeamento, lajotamento, iluminação de bairros inteiros e revitalização disso e daquilo, mas na verdade os vereadores apontam que os contratos e licitações da Prefeitura de Itapeva estão travados ou sendo executados sem nenhuma fiscalização referente as dotações de orçamento, qualidade dos serviços e cumprimento dos prazos previstos. 

A última novidade das entranhas do Paço Municipal é que o secretário de Obras jogou a toalha por não ter condições de dar aos canteiros de obras da prefeitura a velocidade que o prefeito exige. Prova disso foi a obra demorada da Dom Luiz Souza, que por meses travou o trânsito da parte baixa do centro da cidade. Sem falar em outros pontos da cidade que precisam de obras urgentes, mas como o prefeito quer revitalizar isso e aquilo que dá mais destaque nas redes sociais, ficam em último plano, sem a merecida atenção. 

O motivo da saída de mais um secretário de Obras segue sendo novamente e notoriamente as desavenças intermináveis causadas pelo chefe do departamento jurídico da prefeitura, que conta com todo carinho e admiração do prefeito sendo intocável, ao ponto do irmão do prefeito que é secretário de Relações Institucionais e Governo também considera sua queda do cargo após uma série de desavenças!

O prefeito chegou ao ponto de colocar a faca no pescoço do seu pré-candidato a deputado estadual, que mesmo sendo da família, foi destratado em várias reuniões ao pedir encarecidamente para o prefeito não notificar o segundo pagamento adicional de IPTU durante o ano eleitoral, pois isso repercutiria mal contra sua candidatura!

Depois de tirar ambulantes e trailers da praça, depois de dizer que construiria um hospital municipal, depois cobrar duas vezes no ano IPTU sem aval da Câmara Municipal, o prefeito vive criando festas na praça e reinaugurando prédios públicos após uma simples pintura e instalação de iluminação. Sempre aparece em público cercado de babões, porém não teve até hoje coragem e disposição de visitar postos de saúde lotados nos bairros, onde pacientes reclamam da falta de médicos e necessidade de exames serem encaminhados com mais organização e eficiência.

O discurso de acesso melhor ao sistema de saúde, de gestão profissional e eficiente, de que Itapeva é a bola da vez se tornam cada vez mais conversas fiadas de um prefeito que desprestigia funcionários que trabalham tecnicamente com seriedade, preferindo acolher no seu colo apenas os puxa-sacos que lhe sempre estão de acordo com tudo que o prefeito diz e decide. 

O prefeito prefere viver dando ouvidos, razão e holofotes apenas para os bajuladores que afundam a reputação do prefeito na lama por ser teimoso, mas sobretudo ingênuo, crendo que muitos falam a verdade para ele, e (Somente o jornal No Alvo que escreve mentiras sobre o governo Mário, segundo seus bajuladores de plantão) quando na verdade seus bajuladores mentem e escondem tramoias, crendo que muitos são seu amigo, quando na verdade só estão ao seu lado por causa do status e dinheiro do cargo que ocupam! 

Itapeva já foi governada por outros desastrados, mas nunca por alguém que jamais teve capacidade de rever suas ações precipitadas e reconsiderar decisões tomadas no impulso, sem atender pedidos urgentes da nossa população e sem acatar conselhos de pessoas sérias que estão interessadas verdadeiramente no progresso da cidade. 

Como sempre diz o vereador Tarzan: "Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem". 

Deixe um comentário