HomeNotíciasCoronavírusItapevaPrefeito Mário Tassinari anuncia retorno de Itapeva para Fase 1 da quarentena

Prefeito Mário Tassinari anuncia retorno de Itapeva para Fase 1 da quarentena

Coronavírus, Itapeva
Prefeito de Itapeva fez pronunciamento ao vivo pelas redes sociais.
Prefeito de Itapeva fez pronunciamento ao vivo pelas redes sociais.

Em transmissão ao vivo pela página oficial da Prefeitura, o prefeito Mário Tassinari fez um apanhado geral sobre a evolução dos casos de covid-19 no estado e cidade de Itapeva.

A falta de objetividade do comunicado do prefeito que deveria tratar exclusivamente do retorno do município para Fase 1 de quarentena, diante o aumento de casos na região da DRS Sorocaba, chamou a atenção dos internautas que acompanhavam a live.

Nenhuma informação precisa sobre quais estabelecimentos comerciais devem voltar a fechar, e quais podem permanecer abertos adotando os sistema delivery foi dada com precisão pela Prefeitura desde que o governo estadual anunciou na sexta-feira (26/6) o retorno da região para fase 1 do Plano São Paulo. Houve muitas reclamações nas redes sociais no domingo (28/6) após a assessoria de imprensa emitir dois comunicados controversos sobre quais atividades econômicas devem fechar e manter-se abertas na cidade.

Mapa do estado para os próximos 15 dias de quarentena conforme decisão do Centro de Contigenciamento do Governo de São Paulo.

O prefeito durante o comunicado alegou que a Prefeitura de Itapeva irá ingressar com ação judicial para contestar o regresso do município para Fase 1, porém não apresentou dados específicos de vigilância sanitária e epidemiológica,  nem mesmo informações sobre disponibilidade de leitos hospitalares para tratamento de covid-19 na Santa Casa de Itapeva. O prefeito apenas informou que Itapeva notificou 1000 casos suspeitos de covid-19, sendo até agora 75 casos confirmados como positivos, com 2 óbitos.

O prefeito reclamou que a decisão do governo do estado, tomada na semana passada, segue o cenário epidemiológico e hospitalar da macroregião de Sorocaba, desconsiderando peculiaridades da microregião de Itapeva. O prefeito, sem apresentar pormenores, entende que a situação de transmissão e casos confirmados de coronavírus está sob controle em Itapeva, apesar do aumento siginficativo de casos confirmados e pacientes internados nas últimas semanas na Santa Casa de Itapeva.

Até o momento o Diário Oficial de Itapeva não havia expedido decreto municipal sobre o regresso para fase 1 da quarentena.

Modalidades de atividades econômicas permitidas por fases do Plano São Paulo.