HomeNotíciasEconomiaNotíciasPolíticaGoverno de São Paulo abre AME em Campinas com foco no atendimento a casos de coronavírus

Governo de São Paulo abre AME em Campinas com foco no atendimento a casos de coronavírus

Economia, Notícias, Política
Governo de São Paulo abre AME em Campinas com foco no atendimento a casos de coronavírus
O Governador João Doria anunciou, nesta quinta-feira (16), a antecipação da abertura do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Campinas que irá reforçar a rede de assistência aos casos do novo coronavírus na região.
Este é o primeiro AME do Estado a ter seu perfil reprogramado para focar no atendimento com caráter hospitalar. O funcionamento estava previsto para o final de abril, mas foi antecipado para esta segunda (13). “Já estão em atividades 15 leitos clínicos e amanhã (17) entram em funcionamento mais 10 leitos de UTI”, disse Doria. A unidade receberá casos encaminhados por meio da Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS).
“Este novo AME foi revocacionado, ou seja, adaptado para atendimentos clínicos e internações para reforçar a estrutura regional de atendimento a casos de COVID-19”, explica o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann. Após a pandemia, o AME deverá retomar seu perfil ambulatorial.
AME
A unidade foi construída por meio do programa Saúde em Ação, parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Foram investidos, no total, R$ 51 milhões para a obra e compra de equipamentos. O prédio tem uma área construída de mais de 7 mil m² em um terreno de 14 mil m², que conta ainda com um CAPS do Programa Saúde em Ação, inaugurado em 2019.
A área física interna da unidade foi preparada para a instalação dos leitos de internação e para o acolhimento dos casos de COVID-19. Convencionalmente, os AMEs ofertam consultas, exames e procedimentos de menor complexidade, mediante agendamento. O AME está localizado à Av. Pref. Faria Lima, 486, Vila Industrial, Campinas-SP.