HomeNotíciasCoronavírusItapevaComércio reabre apesar do aumento do número de casos confirmados de Covid-19 no estado de São Paulo

Comércio reabre apesar do aumento do número de casos confirmados de Covid-19 no estado de São Paulo

Coronavírus, Itapeva
Apesar do aumento do número de casos confirmados nos últimos dias, as taxas de internação em leitos de UTI permanece estável, porém o quadro pode mudar a qualquer momento ante a maior circulação de pessoas nas cidades devido permissão de retomada de atividades econômicas com restrições.
Apesar do aumento do número de casos confirmados nos últimos dias, as taxas de internação em leitos de UTI permanece estável, porém o quadro pode mudar a qualquer momento ante a maior circulação de pessoas nas cidades devido permissão de retomada de atividades econômicas com restrições.

A retomada das atividades de comércio e serviços no estado de São Paulo ocorrerá em meio ao aumento de número de novos casos de Covid-19 em diversos municípios paulistas.

No estado de São Paulo, epicentro da pandemia de coronavírus no Brasil, pelo terceiro dia consecutivo foi registrado mais de 5.500 novos casos de Covid-19 em 24 horas. Os dados de vigilância epidemiológica foram divulgados neste sábado (30/5) pela Secretaria Estadual da Saúde e indicam que o total de casos confirmados chegou a 107.142.

O número de óbitos aumentou de 7.275 para 7.532 de sexta-feira para sábado, contabilizando aumento de 257 casos. Os três dias com maiores números de novos casos por dia da pandemia, desde março, foram atingidos, nesta quinta (6.382), sexta (5.691) e sábado, última semana do mês de maio.

A taxa de ocupação dos leitos de UTIs em cidades do interior é estável, 71,6%, sendo 83,1% de ocupação na região metropolitana da capital, que recebeu permissão do governo João Doria (PSDB) para iniciar planos de reabertura comercial.

Somente entre sexta-feira e este sábado, a pandemia de coronavírus chegou em mais quatro cidades do estado. Agora, em todo estado, são 525 municípios com registros da doença.

O número de pacientes internados é de 12.988, sendo 8.190 em enfermaria e 4.798 em unidades de terapia intensiva, conforme dados atualizados da Secretaria Estadual de Saúde.

Índice de Isolamento Social e retomada do comércio no interior

As taxas de isolamento social no estado de São Paulo estabilizaram na média de 47%, o índice era antes considerado insatisfatório pelo governo estadual, que exigia 55% para retomada das atividades comerciais. Agora a taxa de 55% de isolamento social não é mais mencionado pelos governos do estado e municípios como fator preponderante de preservação de risco de contágio da população pelo coronavírus. Em Itapeva ouve confirmação de 6 novos casos da infecção.

Apesar disso, muitas cidades do interior do estado iniciarão nesta segunda-feira processos de reabertura econômica, apesar dos baixos idicadores contínuos de isolamento social em vários municípios. Itapeva está inclusa na retoma iniciando o processo na fase 2.

Ontem, o prefeito Mário Tassinari (PDT) participou de carreata religiosa convocadas por denominações cristãs locais. A participação do prefeito na manifestação causou protestos de grupos políticos nas redes sociais.
Semanas atrás o Cômitê de Enfrentamento ao Coronavírus havia declarado que as carreatas que pediam abertura do comércio estavam proibidas sob justificativa de manter os índices de isolamento social em taxas aceitáveis na cidade, tendo em vista que a circulação de pessoas possibilita aumento da transmissão do vírus.

Naquela ocasião o secretário de Governo, João Ricardo de Almeida alertou para possbilidade de denúncias criminais dos participantes da carreata por violação do decreto de quarentena ao Ministério Público. Nesse momento nenhuma espécie de censura aos movimentos de carreatas foi expedida pelo governo municipal, o que foi entendido como retaliação política às carretas anteriores, que eram também motivadas contra medidas do governador João Doria e governo municipal pela adesão irrestrita as regras impostas pelo governo estadual de fechamento do comércio.

A Prefeitura Municipal de Itapeva, por meio da Secretaria de Saúde não emitiu declarações sobre a contradição de decisões entre proibir carreatas em determinado momento e permitir em outro mesmo havendo necessidade do isolamento social ser mantido em todos municípios do estado.