HomeNotíciasOpiniãoA histeria política coletiva nada resolve

A histeria política coletiva nada resolve

Opinião
A histeria política coletiva nada resolve

Imagine o número de pessoas diretamente envolvidas em causas políticas, sejam estas partidárias ou em defesa dos seus políticos de estimação, que diuturnamente se digladiam nas redes sociais, porém na prática nada fazem de útil em relação ao município onde vivem.

A histeria política coletiva nas redes sociais é sintoma reflexo não de engajamento político qualitativo e produtivo para uma boa causa, mas na maioria dos certames de imaturidade política duma vasta parcela da população iludida que age sob efeito de manada.

O efeito manada invariavelmente torna a compreensão política de baixa qualidade quanto a aspectos de primeira ordem da vida das cidades, pois a característica principal do efeito manada é o desconhecimento das dificuldades cotidianas dos moradores das cidades, nas quais os governos municipais não operam a política para resolver problemas da população.

É entendimento comum nos círculos políticos mencionar que as pessoas vivem nos municípios; e não nos entes federativos dos estados e União. Por tal motivo, a política municipal deveria ser debatida e desempenhada com melhor qualidade por aqueles que -; ao menos da boca para fora, dizem realmente almejar mudanças significativas para sociedade em que vivem e representam.

Não existe solução prodigiosa para mudar a má qualidade da política nacional e corrupção na administração pública nas instituições de alto escalão da União. Quem aposta em milagres políticos dessa magnitude na certa é ignorante o bastante para ser devoto de políticos populistas confiando cegamente em suas promessas e atitudes sem nada questionar.

O eixo de mudança mais passível de mudanças positivas e significativas é sem dúvida no campo da política dos municípios, desde que haja grupos com capacidade de compreensão da responsabilidade de enfrentar os problemas e demandas das populações nos municípios. Sem isso, qualquer engajamento político de redes sociais não passa de discurso vazio de histeria política coletiva sob efeito manada.